Cuidados e Manutenção
- Home >
Cuidados e Manutenção
Cuidados e manutenção do Aço Inoxidável
Caro cliente,
obrigado por adquirir um produto Fabrinox!
Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Através da limpeza adequada e rotineira é possível manter inalteradas as características originais do material, preservando sua resistência à corrosão, aparência e higiene.
Pedimos por gentileza que leiam as recomendações abaixo (fonte: USINA APERAM SOUTH AMERICA) e repassem ao pessoal envolvido as características e cuidados especiais exigidos pelo aço inoxidável.
1. ERROS CONCEITUAIS
São falsas as afirmações de que o aço inox nunca enferruja e também de que não exige manutenção. A maioria das pessoas conhece o material através de pias, panelas, baixelas, e sabe que a limpeza e manutenção nestes produtos são medidas rotineiras. Todos os produtos de aço inox têm sua resistência à corrosão garantida, fundamentalmente pela formação de um filme de óxido de cromo na superfície do material. Assim, qualquer fator que impeça a formação desta película irá promover a corrosão: graxa, óleo, marcas de mão suja, contaminantes suspensos no ar ou na água, poeira, cristais de sal, elementos de fixação incompatíveis ao inox (alumínio, aço carbono e zinco) ou qualquer outra coisa que bloqueie o acesso do oxigênio à superfície do metal pode causar corrosão.
Cuidados na escolha do material, detalhamento criterioso, condições de fabricação, instalação e procedimentos de manutenção e limpeza são fundamentais para garantir uma vida duradoura, isenta de corrosão.
2. TIPOS DE AÇO INOXIDÁVEL
Conheça o aço inox e suas famílias antes de tomar uma decisão. Assim você evita problemas e especialmente gastos desnecessários. A escolha correta do tipo de aço mais adequado às suas necessidades é vital, pois assumir riscos custa caro. No quadro abaixo, alguns tipos de aço utilizados em nossa linha de produção:
Aço Inox AISI-430 Ferrítico Inoxidável apenas à água doce
Aço Inox AISI-304 Austenítico Resistente ao uso de ácidos domésticos, tais como: sal, vinagre, detergentes, sucos, etc.
Aço Inox AISI-316 Austenítico Apropriado para uso em laboratórios, indústrias alimentícias, farmacológicas, etc.
3. MANUTENÇÃO DO AÇO INOXIDÁVEL
- Não deixe artigos de aço comum (esponjas de aço, pregos, parafusos) em contato com o inox, especialmente se estiverem úmidos ou molhados. A ferrugem resultante pode manchar o aço inox.
- Partículas de cal, cimento, removedores, etc. mancham a superfície do aço inox. Assim, proteja os produtos de aço inox com embalagem apropriada de plástico ou papel, até o término da obra.
- Ácidos e produtos químicos para piscina, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tinta e similares danificam a superfície do aço inox.
- Alvejantes e água sanitária podem ser usados ocasionalmente, desde que diluídos nas concentrações recomendadas. Use água fria ou morna ao invés de água quente ou fervendo.
- Polidores e saponáceos abrasivos só devem ser utilizados em casos extremos, pois podem prejudicar a superfície do aço inox.
- Evite o contato prolongado em soluções altamente concentradas de sal, principalmente a altas temperaturas.
IMPORTANTE:
EM REGIÕES LITORÂNEAS, É ALTAMENTE RECOMENDADA A LIMPEZA CONTÍNUA DO AÇO INOXIDÁVEL, POIS MESMO AS LIGAS MAIS RESISTENTES SOFREM CORROSÃO DA AÇÃO PROLONGADA DA MARESIA. ASSIM, SE POR ALGUM MOTIVO SUAS OBRAS ATRASAREM OU FOREM PARALISADAS, É DE VITAL IMPORTÂNCIA QUE OS PRODUTOS EM AÇO INOX SEJAM PROTEGIDOS.
ATENÇÃO REDOBRADA DEVE SER DIRIGIDA AOS PRESTADORES DE SERVIÇOS EXTERNOS (MARCENEIROS, ENCANADORES, ANTENISTAS, ELETRICISTAS, PESSOAL DE LIMPEZA, ETC.) ESTRANHOS À OBRA, NEM SEMPRE ESTÃO DEVIDAMENTE PREPARADOS QUANTO À OBSERVÂNCIA.
DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS À PROTEÇÃO DO AÇO INOX, SENDO COMUMENTE RESPONSÁVEIS POR INÚMERAS OCORRÊNCIAS DE DANOS, COMO RISCOS, AMASSAMENTOS, LAVAGEM COM MATERIAIS AGRESSIVOS, ALÉM DOS MOTIVOS ELENCADOS ACIMA.
4. LIMPEZA DO AÇO INOXIDÁVEL
A limpeza é essencial para se obter a máxima resistência à corrosão dos aços inoxidáveis. Lembre-se que o segredo para limpeza e manutenção está no uso de produtos e procedimentos corretos, bem como no cuidado com que você trata o produto.
Mesmo no caso de sujeiras mais resistentes, experimente começar a limpeza pelo método mais suave. Seja paciente e repita a operação um número razoável de vezes, antes de recorrer a métodos de limpeza mais severos.
a) Limpeza de rotina
Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros e os removedores à base de amônia, diluídos em água morna e aplicados com um pano macio ou esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.
A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e seu uso constante quase sempre remove as sujeiras mais intensas, fazendo com que as manchas da superfície do aço desapareçam completamente.
b) Sujeira moderada / Manchas leves
No caso da sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos com álcool de uso doméstico, até formar uma pasta. Utilize um pano macio ou uma bucha de náilon para passar essa mistura na superfície do aço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, tomando cuidado para não esfregar: faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois, é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com pano macio.
c) Sujeira intensa / Manchas acentuadas
Faça uma aplicação de detergente morno ou quente, ou de uma solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente, para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos, como removedores à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada, repita se necessário e, só se a sujeira persistir, utilize um método mais severo, como o emprego de produtos mais abrasivos, tais como sapólios. Por fim, enxágue e siga as etapas da limpeza de rotina.
5. SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS MAIS COMUNS
O ácido nítrico (HNO3) é o único mineral que pode ser usado na limpeza do aço inox para remover manchas de sua superfície, quando os demais procedimentos forem insuficientes. Entretanto, evite seu contato com outros metais, especialmente os feitos à base de alumínio e cobre, comuns nos utensílios de cozinha.
Recomenda-se empregá-lo na concentração de 10% (uma parte de ácido para nove partes de água), usando luvas de borracha e proteção para os olhos. Guarde a solução em recipientes de vidro, longe do alcance de crianças.
a) Gorduras, óleos e graxas
Limpe os depósitos grossos com um pano macio ou toalha de papel. Em seguida, aplique uma solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos de limpeza de rotina.
b) Marcas de dedos
Remova com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrados em farmácias de manipulação) ou solvente orgânico (éter, benzina). Reduza ao mínimo as chances de uma nova ocorrência, aplicando um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.
c) Rótulos e etiquetas
Descole o máximo que puder. Aplique sobre a peça água morna em abundância e esfregue com um pano macio. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Mas cuidado: nunca raspe a superfície do aço inox com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.
d) Manchas de ferrugem
Tais manchas, com uma auréola em seu contorno, indicam que algum fragmento de aço comum ficou agarrado à superfície do aço inox. Com um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, faça aplicações tópicas, mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos, repetindo a operação se necessário. Manchas mais acentuadas exigirão que se esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios), água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá sempre ser seguido de um enxágue em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e da limpeza de rotina.
e) Manchas persistentes
Estas manchas exigirão o mesmo procedimento do subitem anterior. Tenha em mente que esta operação pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em último caso.
6. ARMAZENAGEM
a) Precauções
- Usando luvas limpas, manuseie os produtos com cuidado, evitando danos por sobrepeso, pancadas, e amassamentos por adensamento exagerado.
- Estoque em local ventilado, limpo e seco, evitando o contato com graxas, óleos, gorduras, aço carbono ou outros aços.
- Use equipamentos de estocagem e movimentação protegidos por plásticos, borracha, madeira seca ou feltro, evitando marcar a superfície e a forma do produto.
- Não deixar exposto ao sol, lugares úmidos, nem onde possa haver contaminação por substâncias dispersas no ar.
- Quando o material for fornecido com aplicação de PVC (filme de proteção de polietileno), jamais deixar exposto à luz do sol por longos períodos, pois pode ocorrer aderência do plástico à superfície do aço inox.
b) Cubas / Tanques simples
Aconselhamos o empilhamento máximo de 20 peças, com a boca para baixo. Manter sempre papel ou filme plástico entre as peças, para evitar riscos e travamento.
c) Pias de cozinha
Devem ser armazenadas em pé formando fileiras tipo dominó, totalmente apoiadas no piso, para que não haja pressão sobre as cubas. Máximo de 15 peças.
IMPORTANTE:
EM ÁREAS LITORÂNEAS, A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CUBAS E PIAS DEVEM SER IMEDIATAS (SUGESTÃO APERAM SOUTH AMERICA).
Havendo dúvidas, favor entrar em contato com um dos nossos vendedores pelo telefone 011 2248.8777.
Sentimo-nos agradecidos pela vossa preferência.
FABRINOX INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
UTILIZAMOS AÇO INOXIDÁVEL DA USINA APERAM SOUTH AMERICA